Como publicar
Edital 01/2021
Edital 01/2022
Em breve!
Linhas editoriais
Publicação de textos autorais monográficos, integrais, resultantes de trabalhos finais de pesquisa (relatórios de I.C, relatórios do PIBID, relatórios do PET, trabalhos de conclusão de curso e dissertações). Formato: livro.
Publicação de: a) Coletâneas temáticas propostas por docentes e/ou discentes de graduação e de pós-graduação. As coletâneas poderão ser organizadas individual ou coletivamente, neste último caso, por até 05 discentes. b) Produtos bibliográficos resultantes de atividades coletivas de Unidades Curriculares. Esses produtos (inventários e relatórios de experiências) poderão ser organizados individual ou coletivamente, mas sempre por docentes. Formato: livro
Publicação de textos (artigos e capítulos de livros) estrangeiros que não tenham tradução para o português e que sejam referenciais para as Unidades Curriculares do curso. As traduções poderão ser propostas individualmente, mas, publicadas em conjunto, e deverão contar com a autorização de tradução autoral e/ou da editora responsável. Formato: publicação seriada.
As propostas apresentadas, em conformidade com as linhas editoriais, serão submetidas a dois pareceres de docentes do Departamento de História ou, excepcionalmente, encaminhadas para assessoria externa. Os pareceres recebidos serão apreciados pela Comissão Editorial, à qual competirá a decisão final sobre as publicações escolhidas.
Normas de submissão de originais
Em todas as modalidades de contribuição os textos devem ser apresentados em editor de texto Word, com fonte Times New Roman 12, espaço 1,5.
As notas devem ser elucidativas e constar no rodapé da página.
As referências bibliográficas, no corpo de texto, devem figurar entre parênteses e indicar o nome do(a) autor(a), o ano da publicação e a página. Por exemplo: (Eikhenhaum, 1970: 27). Somente a letra inicial do nome do(a) autor(a) deve ser grafado com letra maiúscula. Sob o título Referências Bibliográficas devem constar, ao final do texto, todos os títulos bibliográficos utilizados.
As citações em língua estrangeira, no corpo do texto, devem ser traduzidas para o português.
Citações de livros, capítulos, artigos, dissertações e teses.
Livros
SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.
Capítulos
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (editor; organizador.; coordenador;); ou _______. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.
Artigos
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.
Dissertações e teses
SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.
Os originais deverão ser encaminhados para a secretaria do Departamento de História pelo e-mail vcastro@unifesp.br.
As produções oriundas da atividade editorial do Conselho deverão ser disponibilizadas na página do Departamento de História e no Repositório institucional da Unifesp, em domínio público, sem fins lucrativos.